Você causa sofrimento à quem está perto de ti?

Você já se perguntou se suas atitudes ou seu jeito de ser causa algum sofrimento ou mal estar para quem está perto de você, seja no trabalho, família, companheiro(a), filhos, etc.?
Como seria para você saber disso, saber inclusive que esse sofrimento do outro culmina com introspecção, tristeza interior, perda de sonhos...?
Quantas vezes você de fato ouve o outro?
Já perguntou quais são os sonhos dessa pessoa?
Vocês conversam?
O que não é dito não nos machuca não é verdade? Acaba que tudo cai em uma "normalidade", e quando paramos para ver já se passaram anos em que você está na posição de "sufocador" ou "sufocado".
Eu não quero aqui me colocar em uma situação de psicoterapeuta e muito menos de dona da razão. Isso tudo é apenas fruto de uma reflexão e se trata de um convite à sua reflexão pessoal.
Às vezes estamos tão engessados dentro da nossa bolha que nem paramos para pensar como o outro tem se sentido. Em tempos de pandemia, onde cada um está percebendo o mundo de uma forma, cada um está lidando com tudo isso do seu jeito, estender a mão, ouvir e ser empático é fundamental.
Mudar é difícil, dói, mas acho também libertador.
Como podemos ser melhor para o outro? Como não sufocar as pessoas próximas à nós com nossos defeitos, grosserias, covardia, egoísmo? 
Quais gestos, expressões, coisas não materiais você tem feito pelo e para o outro?
Além da psicoterapia que faço, o yoga têm sido uma grande fonte de aprendizados para mim. Um momento para eu me ouvir, lidar com minhas raivas, anseios, tristezas, coisas do passado que ainda me machucam e me fazem ser amarga em muitos momentos. Cada um pode encontrar sua forma de se transformar, se acolhendo, se amando, se compreendendo melhor e repensando o que eu posso ser para o outro. Precisamos procurar a evolução espiritual, para o bem estar pessoal e também daqueles que nos rodeiam. 

“Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. Esta é a principal fonte da felicidade.”
Dalai Lama

Comentários

Postagens mais visitadas