Uma reflexão só é assim chamada quando é interiorizada e absorvida. Geralmente reflete-se através de mudanças no nosso jeito de viver. Refletir sobre si mesmo, sobre as nossas falhas, sobre o que nos motiva viver é também tomar novos caminhos e novas condutas. É um exercício diário que, quando colocado em prática, nos faz ir além. A reflexão não envolve apenas o "eu" no espaço em que estou, mas também o "eu" na vida dos que são próximos de mim: o que eu tenho feito para o outro? o que eu significo para o outro? qual tem sido minha conduta para com as pessoas que eu amo? Afinal ninguém vive sozinho nesse mundo. Acontece que a capacidade de transformar reflexão em mudanças é o grande desafio. A gente não quer "dar o braço a torcer". Seria mais fácil tomar essa atitude se pensássemos quão bem isso pode fazer para a minha vida e para a dos outros. Se cada um escolhesse refletir diariamente sobre as próprias condutas e a repercussão destas em sua própria vida e na dos outros nós não teríamos tanto medo de mudar.

Comentários

Postagens mais visitadas